Porque os cães não gostam ou ladram a certas pessoas

Certamente já reparou que o seu cão ladra mais para algumas pessoas do que para outras. Ou até mesmo já foi a “vítima” de tanto latido. Mas sabe por que isso pode acontecer?

Os cães nem sempre são fáceis de lidar. Desta forma, eles são extremamente observadores e por isso, são rápidos a hora de julgar as pessoas, e há pessoas que eles realmente não gostam!

Podem ser membros da família, vizinhos, ou mesmo uma pessoa aleatória vista na rua! As reações do cão podem variar. Eles podem rosnar ou mesmo ladrar quando a pessoa estiver por perto.

Rosnar pode indicar agressão do seu cão, como também pode indicar que ele está na defensiva ou simplesmente ansioso! Mas será que eles realmente sabem de algo do qual não fazemos ideia?

Porque os cães não gostam ou ladram a certas pessoas

Não podemos afirmar com clareza que as reações do nosso cão possam ser resumidas e vistas de forma igual, cada caso é um caso.

Motivos que levam o cão a ladrar ou não gostar das pessoas

1 – Tom de voz

Os cães até podem não falar a nossa língua, mas percebem e muito o tom de voz! Alguns estudos publicados relatam que o cérebro de um cão consegue reagir a um tom de voz da pessoa que falar para ele.

Não é uma surpresa para ninguém, até porque os donos já conseguiram ver cães a ladrar devido a determinado tom de voz, por exemplo! Outro dado interessante do estudo é que o aumento da atividade nas áreas de recompensa dão-se quando os tons de voz soam como elogios!

2 – Linguagem corporal

Como mencionamos, os cães realmente são ótimos a observar! Por isso dependendo da linguagem corporal da pessoa eles podem ter facilidade ou dificuldade na comunicação.

O problema maior vai estar na forma como os humanos vão compreender certos movimentos corporais, e na forma que isso consegue ser interpretado! Um exemplo clássico é o contato visual.

No nosso mundo quando alguém começa olhar-nos muito podemos ter diversas interpretações que vão depender também do contexto em estamos inseridos! No mundo dos cães o contato visual pode ser visto como uma verdadeira ameaça!

Por isso se alguém olhar de forma fixa para o cão ele pode sentir-se ameaçado e inseguro, sendo o latido uma forma de compensar tudo isso! Os cães conseguem ficar mais tranquilos com um olhar mais calmo, ou com algum sinal de respeito e consideração.

Ainda na linguagem corporal podem acontecer alguns movimentos mais bruscos ou amplos de poder, como se inclinar sobre o animal, o forçar a fazer algo, levantar a mão, entre outros.

Tudo isso pode fazer com que o cão não goste ou tenha receio/medo de algumas pessoas.

3 – Como a pessoa interage com as outras pessoas

Sim, os cães podem simplesmente não gostar ou ladrar para certas pessoas ao observá-las interagindo entre elas!

Com certeza já apanhou o seu cão a ladrar para alguém que o abraçou, por exemplo! isso demonstra ciúmes e não é um sentimento saudável e que deve ser trabalho com seu cão.

Por outro lado, tratar o dono “mal” fazendo brincadeiras de com chapadas ou insultos, podem gerar latido do cão! Muitos donos fazem esse tipo de brincadeira para descontrair, mas isso não é na realidade engraçado, pois ativa a agressividade e a ansiedade no cão.

Os cães são excelentes observadores, e em qualquer sinal de ameaça no comportamento do outro pode gerar desconfiança e fazer com que o latido aconteça! Não significa que a pessoa tem uma intenção má para consigo, por exemplo, mas isso pode ser interpretado de forma diferente pelo seu cão.

4  – Cheiro

E por fim, temos o cheiro. O cão tem um poder grande quando o assunto é o olfato! E eles utilizam esse seu sentido bastante apurado para quase tudo! Quando o cão é apresentado a uma nova pessoa ele vai cheirá-la.

Se ele gostar do cheiro, certamente a interação pode continuar de forma amigável! Agora, se ele sentir um cheiro intimidador, confuso ou mesmo repugnante ele pode tentar cheirar outras coisas, evitando conviver e ser amigável com pessoas que não cheiram como eles esperam.

Veja também: Os cães peidam?