Como ensinar o cachorro a andar na trela

A coleira é algo que deve ser bem colocada em nosso pet de estimação, tudo isso para evitar incômodos e desconfortos na hora de o levar para dar um passeio.

Quando eles aprendem a usar a coleira, ela é considerada até mesmo uma ferramenta de segurança. Não pense que é um instrumento para o castigar ou mesmo para corrigir o seu comportamento.

Como ensinar o cachorro a andar na trela

Acostumar o pet na coleira

Um dos primeiros passos é fazer o animal se adaptar a usar a trela! Quando colocamos esse novo acessório na vida do nosso filhote é preciso o tratar com muita paciência e também com muita calma. Precisamos confiar que o pet vai ser capaz de passar por cima de algum imprevisto ou até mesmo passar por momentos de estresse decorrente a nova adaptação.

Deixe que o seu cachorro cheire o que vai utilizar, os cães são curiosos e tem essa necessidade de cheiro, por exemplo. Depois disso, é hora de você prender a coleira distraindo o animal, brinque com ele, dê comida, e etc. Esse processo deve ser realizado cerca de 5 a 10 minutos por dia, depois retire a coleira. Em cerca de três dias o seu animal já vai estar acostumada com ela.

Os cães aprendem de forma rápida a utilizar o acessório, alguns podem ficar assustados quando colocamos algo em seu pescoço. Mas é só questão de tempo para que eles se acostumem e fiquem calmos quando a coleira for colocada.

E assim como você fez no processo da coleira, você deve fazer com a correia. O certo é permitir que o cachorro veja, cheire e se sinta familiarizado com ela. A correia deve ser prendida, mas ela deve ficar solta para brincarmos com o pet.

O exercício também deve ser feito por cerca de 3 dias. A correia deve ficar sempre solta enquanto estamos brincando com nosso cachorro, dessa maneira, ele não vai se dar conta que no fundo está sendo adestrado.

A segredo para o sucesso de tudo isso é que a correia não fique nada justa. Se ela fica bem justa o pet vai ter um comportamento mais defensivo e vai tentar escapar com puxões.

Colocando a coleira de forma adequada

No momento de inserir a coleira não devemos a apertar muito, como foi citado. O melhor momento para fazer isso é quando o cão está ocupado com outra coisa, como comendo um petisco do seu interesse. Dessa forma, ele vai sempre associar a coleira como algo agradável.

O reforço positivo costuma ajudar bastante nessas horas.

O passeio

Consideramos que não há um jeito ideal para fazer com que o seu cachorro aprenda a andar de coleira! O que pode acontecer são técnicas diferentes para isso.

Por exemplo, se a gente se aproximar com a coleira em nossas mãos o cachorro começar a latir, a gemer, pular e / ou correr, o essencial é que ele fique totalmente imóvel. Um dos truque legal é não fazer ou falar nada até que o animal fique bem calmo! Quando ele estiver quieto a coleira pode ser presa.

Quando já estiver andando com seu cachorro na rua cuidado com os puxões! Os cachorros podem ficar estressados e puxar tudo ainda mais forte. Também é essencial andar mais rápido e correr durante o passeio para que eles prestem menos atenção na coleira! Esse ritmo mais acelerado pode trazer benefícios para a saúde do cachorro.

Como citamos, o petisco nessa hora pode ser algo extremamente útil para que o pet se acostume a usar coleira! Quando ao tamanho o ideal é um espaço entre a coleira e o pescoço do animal de um dedo.

Se a coleira se apresentar muito solta o seu cachorro pode escapar com maior facilidade! Por outro lado, se ela estiver muito justa o seu cachorro pode ter dificuldades para respirar e até mesmo engolir.

O tamanho da coleira

O ideal é que a coleira utilizada durante o passeio não tenha mais do que dois metros de comprimento, ainda mais na hora de fazer exercícios com o pet!

Se a correia for muito grande o animal vai poder correr e alcançar uma boa velocidade antes de chegar até o final da corda! Há um impacto forte no pescoço, o que se torna perigoso.