O aristocrático Basenji é um cão pequeno, elegante e parecido com uma gazela, originalmente usado para caçar na África central. Reconhecida pelo facto de que eles não latem, o Basenji, no entanto, não é um cão sem voz e faz uma variedade de sons, gargalhadas a rosnados. A raça também é única porque as cadelas de Basenji só entram na estação uma vez por ano, e quase todas ao mesmo tempo. Isso significa que os filhotes, como regra, nascem em maio ou junho.
Sensível e brincalhão, o Basenji pode exigir uma mão firme de vez em quando, pois pode ser desobediente. Eles têm uma mente curiosa e questionadora, que exige que tudo seja examinado e explorado, sem dar nada como garantido. Isto faz para um animal de estimação altamente divertido e inteligente, embora não necessariamente o assunto ideal para treinamento de obediência.
Livres de qualquer odor de cachorro, e com um fino e sedoso pêlo como um gato, os fascinantes Basenjis mantêm-se tão limpos que raramente precisam de um banho.
O Basenji ama as pessoas, embora elas possam não ser tão abertamente demonstrativas ou pródigas em sua afeição como algumas outras raças. Eles precisam de muito exercício e não gostam de espaços fechados. Um pátio cercado com segurança é essencial, pois o Basenji é um artista de escape. Idealmente, eles precisam estar sempre em posição de liderança quando fora de sua propriedade, pois o Basenji não responde prontamente aos comandos de seus donos.
De momento ainda não existem conteúdos sobre esta raça.
Volte mais tarde
De momento ainda não existem patudos desta raça inscritos. Tem um Basenji? Adicione o seu patudo à Comunidade dos Patudos mais Fofos de Portugal