O Jack Russell Terrier foi desenvolvido no sul da Inglaterra durante meados de 1800 pelo Parson John Russell, daí a origem do nome da raça. Russell pretendia criar um terrier de trabalho que caçasse com cães de caça, atirando raposas de suas tocas para que os cães pudessem persegui-los.
O Jack Russell tornou-se um favorito de muitos desportistas, especialmente aqueles que caçavam a cavalo. A raça era conhecida nos EUA na década de 1930, e vários clubes de raça surgiram com opiniões diferentes sobre a aparência de Jack, sua capacidade de trabalho e se ele deveria competir em shows ou permanecer como um cão de trabalho.
Jack Russel Terriers são incrivelmente corajosos, divertidos e extremamente leais. Um bom cão de guarda, é um animal de estimação para crianças mais velhas e adultos.
Já ouviu a frase “síndrome do cãozinho”, bem, este é o seu personagem. Seu inegável senso de destemor e exuberância colocou muitos Jack Russel em apuros. Quando necessário, eles estão dispostos a enfrentar qualquer adversário, incluindo outros caninos de estatura muito maior.
São criados em três variedades de pelagem – lisos (sem longos / traços de cabelo na cabeça), ásperos (excesso de longos / traços de pêlos na cabeça e no corpo) e quebrados (alguns longos / traços na cabeça e no corpo). Os criadores insistem que o branco deve ser sempre a cor predominante do pêlo, com marcas pretas, castanhas ou marrons.
O seu pêlo requer mínimos de higiene.
Os Jack Russel Terriers são personagens agitados gostam de se exercitar, um mínimo de 30 minutos de atividade por dia é altamente desejável. Quando entediado, oJack Russel Terrier pode se tornar extremamente destrutivo e é o melhor dos artistas de fuga. O treinamento exige perseverança, pois eles são distraídos.
De momento ainda não existem patudos desta raça inscritos. Tem um Jack Russel Terrier? Adicione o seu patudo à Comunidade dos Patudos mais Fofos de Portugal