Tosse de canil: O que é, sintomas e como tratar

Quem tem um cãozinho em casa precisa de estar sempre de olho na sua saúde, afinal, assim como acontece com os humanos, as mudanças de temperatura também afetam o animal. Apesar de todos os cuidados que o animal recebe, pode acontecer este acabar por apanhar alguma doença, como a tosse de canil.

Neste momento talvez se questione: Mas a tosse de canil não seria uma doença exclusiva dos canis, em que há vários cães no mesmo ambiente?

Bem, essa enfermidade recebeu este “nome popular” exatamente porque era comum nos canis, já que se propaga facilmente em ambientes com muitos cães. No entanto, o nome real da doença é traqueobronquite infecciosa canina.

Tosse de Canil

O que é a tosse de canil?

A traqueobronquite infecciosa é uma enfermidade causada por vírus, que afeta o sistema respiratório dos cães. É muito comum no inverno, períodos com temperaturas mais baixas e de mudança na humidade do ar, e exige atenção por parte dos donos de cães.

A transmissão da doença é muito semelhante à da gripes nos humanos. Se um cão doente entrar em contato com um cão saudável, irá transmitir a doença. Agora, mesmo que todos os seus animais estejam bem de saúde, saiba que o contágio ocorre também de forma indireta, pelo ar.

Vale ressaltar que quando causada por vírus e bactérias em conjunto a doença pode se tornar mais grave e a visita ao veterinário deve ocorrer o quanto antes.

Quais os principais sintomas da doença?

Os sintomas mais comuns da tosse de canil são:

  • Espirros frequentes;
  • Secreção nasal purulenta;
  • Redução do apetite;
  • Tosse;

Caso a doença chegue a um estado mais avançado podem ser observadas infecções secundárias, causadas pela baixa no sistema imunitário do cão, como: rinite, conjuntivite e até broncopneumonia.

Como é feito o tratamento?

A tosse dos canis é muito comum no inverno, pois a resistência dos animais diminui e o nariz fica um pouco mais seco, devido a mudanças na humidade do ar.

Se chegou a estação mais fria do ano e notou qualquer um dos sintomas acima no seu cão, leve-o o quanto antes ao veterinário.

Na clínica o animal irá passar por uma avaliação, para determinar em que grau se encontra a doença. Se identificou cedo que o cão não estava bem, é provável que o veterinário recomende apenas repouso e remédios paliativos, com o intuito de diminuir o desconforto dos sintomas da doença.

Quando a tosse dos canis ainda está no começo ou em grau mais leve poderia ser curada apenas com repouso, já que o próprio sistema imunológico do animal consegue resolver tudo.

Os remédios são recomendados para auxiliar o trabalho dos anticorpos e garantir que, tanto o dono quanto cachorro, não tenham tanto incômodo no período de recuperação. Nada mais justo, já que até nós humanos tomamos remédios para gripe, com o objetivo de amenizar os sintomas.

Agora se a saúde do cão está mais debilitada e a enfermidade em estado mais grave, é provável que seja necessário fazer uso de antibióticos, corticosteroides, broncodilatadores e mucolíticos. Em alguns casos é feita avaliação para observar a presença de infecções secundárias, que devem ser tratadas em conjunto.

É possível prevenir a doença?

Sim, pode tomar algumas atitudes para evitar que seu cão apanhe a tosse dos canis. A vacinação contra o vírus parainfluenza é a medida mais segura e recomendada.

Mas além disso, é importante que mantenha o espaço em que o cão convive sempre limpo e arejado, coloque caminhas e cobertores ao sol e lave com alguma frequência.