Cão vomita espuma branca: o que fazer? Causas e tratamento

Quando o cão vomita espuma branca, está a dar-nos alguns sinais de que algo pode não estar bem.

O vómito é um sinal comum em diversas doenças, e podem ser consequência de algum processo que não tem relação com nenhuma patologia.

Porém, no nosso artigo de hoje, vai conhecer as causas mais comuns e o que fazer quando o cão vomita espuma branca.

Cão vomita espuma branca

Cão vomita líquido branco – problemas cardíacos

Algumas vezes o grande primeiro sintoma da doença cardíaca nos cães é uma tosse, que apresenta-se de forma mais rouca e mais seca, e no final dessa tosse que ocorre de forma bem agressiva o cão vai vomitar algo que lhe lembrará uma “clara de ovo batida”.

Esta tosse pode ser confundida com a famosa tosse de canil, ou pode dar até mesmo a impressão que o cão está engasgado com alguma coisa. Mas este pode ser um claro sinal que o coração do cão não estará muito bem. Pode acontecer o aumento do tamanho do coração.

O aumento de tamanho do coração pode ocasionar a compreensão da traqueia e provocar uma grande irritação, o que vai originar uma tosse, que pode ocasionar o vómito e a espuma branca.

É mais comum encontrarmos este tipo de vómito nos cachorros com mais idade, ou em cachorros com pré-disposição genética para problemas do coração, como exemplo temos as raças: shih tzu, yorkshire territer e o boxer.

Cão vomita espuma branca – Tosse de canil

A tosse de canil é caracterizada por uma irritação na traqueia que origina uma tosse mais seca juntamente com um vómito de aspecto espumoso no final. Na ida ao veterinário é muito importante passar-lhe todos os dados do cão para que seja possível fazer um diagnóstico correto.

Por exemplo, o cão pode vomitar espuma branca por ingerir algum objeto estranho também, por isso antes de concluir que seja tosse de canil, devem ser colocadas outras hipóteses que deverão ser descartadas pelo veterinário.

Quanto a tosse de canil, há planos de vacinas e precauções. O tratamento para acabar com a espuma branca vai depender de cada caso e de cada cachorro, alguns aspectos como a idade do cão, e as doenças prévias que ele possa ter desenvolvido podem ter relação direta no tratamento.

Alguns medicamentos podem ser receitados pelo médico durante este período de vómito branco, tais como anti-inflamatório e antibiótico.

Cachorro vomitando espuma branca – colapso da traqueia

O colapso da traqueia pode ocasionar vómitos de espuma branca uma vez que provoca uma grande dificuldade na respiração do animal, causando um ataque de tosse.

Se o cachorro já tiver uma pré-disposição para esta doença, descartando outras causas e com certa idade, é possível que a causa da espuma branca seja esta.

A questão do colapso da traqueia varia consoante a raça do animal e da qualidade dos anéis de cartilagem da traqueia, entre outros aspectos que acabam por fugir do nosso controlo.

Mas, deve colocar o seu cachorro em um colete ao invés de uma coleira, por exemplo. Cuidados com o peso e evitar que o cão pratique exercícios mais intensos, pode ser o ideal para controlar estes sintomas e evitar o vómito.

Em casos mais graves, o médico veterinário pode receitar remédios fortes para que o ar passe melhor pela traqueia, chegando com maior facilidade aos pulmões.

Vómito de espuma branca

Algumas raças como o shih tzu, yorkshire territer, caniche e bichon maltês apresentam uma traqueia pequena e um coração que pode ser grande naturalmente.

Desta forma, as válvulas do coração do cão pode degenerar provocando algumas alterações cardíacas, o que vai fazer com que essas raças sejam candidatas a uma maior probabilidade de vomitarem espuma branca, simplesmente por serem desta raça.

O bulldog francês / inglês é outra raça que tem uma grande probabilidade de vomitar espuma branca, mas neste caso pode acontecer do “nada” ou pela quantidade de comida que ele ingere! Neste caso, o ideal é separar a água da comida, e a colocá-la em locais altos para evitar que o animal apresente muitos sintomas ansiosos na hora de comer.

Mas eles podem ainda soltar deste vómito branco com a ansiedade de ver o seu dono chegar em casa, ou com estômago vazio, sendo mesmo uma particularidade da raça que chama atenção!

Como podemos ver, as causas podem ser muitas, e em todo caso é sempre importante marcar uma consulta com o veterinário e descartar todas as causas, e tratar a diagnosticada.

Veja também: Cão a vomitar: o que fazer?