Cão a tremer: o que fazer? Causas e Tratamento

Se o seu cão está a tremer apresenta alguns sinais comuns de que algo não está muito bem! O próprio tremor. Este é provocado por alguns movimentos involuntários, podendo ser rítmico ou oscilatório e pode estar presente numa parte ou no corpo do cão por inteiro.

Mas antes de morrer de preocupação e já imaginar que o seu cão está com diversas doenças, é preciso parar e observar bem os sintomas, porque somente o tremer não vai fazer com que o tutor chegue a um diagnostico conclusivo para saber qual o problema do cão.

Cão a tremer o que fazer?

Em todos os casos é necessário notar o que leva o cão a tremer, isso porque as tremedeiras podem acontecer por motivos físicos ou psicológicos! Desta forma, o tutor deve ser um bom observador, o que vai ajudar o veterinário a chegar – também – a um diagnóstico final.

O que fazer quando o meu cão está tremendo?

Em qualquer que seja a situação, é essencial o acompanhado de um veterinário, somente um especialista pode indicar o melhor tratamento, o que o dono precisa fazer é observar a tremedeira do animal, e alguns aspectos a serem analisados são:

  • Frequência: Qual a frequência da tremedeira do seu cão? Ela é recorrente ou acontece apenas algumas vezes?
  • Situação: Há alguma situação que o possa estar a fazer tremer?
  • Intensidade: sente que a intensidade é a mesma ou vem piorando?
  • Outros sintomas: A tremedeira vem acompanhada de vómitos, diarreia, febre ou perda de consciência?
  • Evento: O cão começou a tremer depois de alguma situação em especial? Se sim, que situação foi essa?

Além disso, é muito importante saber a causa, só assim poder saberá o que fazer ou não.

Possíveis causas de tremedeira em cães

Tremedeiras com causas físicas

Dor

Dor é uma sensação bastante desagradável, e colocar o cão nessa situação pode-o deixar com tremedeira. O cão não vai conseguir explicar com exatidão o que está a sentir, mas isso vai poder ser visto no seu comportamento, e tremer é um deles.

Epilepsia canina

Já a epilepsia canina pode ser resultante de lesões no cérebro que podem causar tremor num local específico ou fazer com que o cão trema tudo. O quadro pode agravar-se até se tornar frequente levando o cão até um estado epiléptico!

Deficiência do cálcio

Quando baixa a concentração dessa substância no sangue pode fazer com que o cão desenvolva problemas que levem a crises convulsivas com tremores e contrações musculares.

Frio

Sim, às vezes o tremor que o cão apresenta pode ser simplesmente causado pelo frio, se acontecer no inverno já sabe! O tremor vai ser um sinal que o cão está com frio, e o tremor auxilia-o na produção de calor!

Veja também: Cuidados a ter com o seu cão no Inverno

Mioclonia

Aqui temos algo que pode dar origem a diversas doenças que vão afetar o sistema nervoso, como a cinomose, esta intoxicação por medicamentos ou congênita, os sintomas comuns apresentados são: contrações repetidas e involuntárias de um ou mais músculos. e isso vai fazer parecer que o cão está tremendo.

Doenças neurológicas

Aqui temos um tipo de patologia que vai prejudicar os nervos, e os neurónios em diversas regiões do cérebro e em outras partes do sistema nervoso! Essas doenças podem ser degenerativas, congênitas ou hereditárias, é preciso uma investigação mais especifica.

Síndrome do cão tremor

Aqui temos o que chamamos de síndrome de tremor generalizado. O tremor está presente em todo corpo, e pode parar durante as horas de sono do cão, porém, os motivos para o cão desenvolver essa condição ainda não estão definidas.

Traumas

Se o seu cão sofreu algum trauma de ordem física, como uma queda ou alguma agressão física, isso pode ocasionar a tremedeira na sua cabeça ou em outros partes do corpo.

Senilidade

Quando os cães vão ficando com mais idade os tremores podem ser desenvolvidos por diversos motivos, como fraqueza muscular, artrite, alterações neurológicas, e causas que podem não estar esclarecidas como um todo.

Intoxicação

Intoxicação por herbicidas, inseticidas, tratamento contra parasitas, ou alguns alimentos ingeridos, venenos e outros medicamentos podem causar tremedeira no cão.

Se suspeita que o seu cão ingeriu algum dos produtos acima mencionados ou foi envenenado consulte imediatamente um veterinário.

Tremores por causas psicológicas

Medo e ansiedade

Os cães que têm medo de alguma situação ou pessoa específica podem desenvolver o tremor! Bem como os cães que mostram sintomas de ansiedade com medo que algo possa acontecer no futuro. Há casos de animais que foram abandonados anteriormente, que tendem a tremer bastante, com receio de voltarem a ser maltratados.