Como ensinar o cão a não urinar no tapete?

Se você é dono de cachorro com certeza já passou pela situação dele estar fazendo xixi no lugar errado, por vezes, no seu tapete! A situação não é nada agradável, mas pode ser comum, principalmente em filhotes.

Claro que a situação não pode ficar desse jeito, por isso, você precisa conhecer dicas e truques de como ensinar o seu cachorro a não urinar em seu tapete. Confira.

Como ensinar o cão a não urinar no tapete?

Banheiro separado

Se você deseja que o seu cachorro não urine mais no seu tapete você deve separar um banheirinho pra ele, isso mesmo! Assim como acontece conosco é ideal que os cachorros tenham um lugar reservado para fazer suas necessidades, de preferência esse local deve ser bem longe da refeição.

Quando o local é separado o pet passa a entender a diferença da textura entre o piso e o tapete!

Mostre onde fica o banheiro

Depois que você separou o local que o seu cachorro vai fazer as necessidades o ideal é levar ele até o local, apresentando o seu novo banheiro! Você pode colocar neste local, um pedaço de pano preso ao chão, ou ainda uma caixa de arreia. O importante aqui é que no pano, ou na caixa de arreia, tenha um pouco do xixi dele. Desta forma, ele já irá reconhecer a função do local.

Fique um pouco com ele no ambiente para ele ir percebendo a diferença na textura, isso deve ser feito algumas vezes para que ele possa acertar o local.

Use o próprio xixi como artifício

Assim sendo, muitos donos não sabem, mas o próprio xixi do animal pode funcionar como um antídoto para que ele não faça mais xixi no tapete! Alguns profissionais que trabalham com adestramento dão a dica de utilizar tapetinhos higiênicos ou mesmo jornais com urina para que o cachorro, pelo cheiro, passe a entender que aquele é o local certo para suas necessidades.

Mostrando o local correto tem muito valor para o processo de aprendizagem do animal, e vai o ajudar a trabalhar com associação.

Se ele acertou, comemore

Seu cachorro finalmente acertou e não fez xixi no seu tapete? Então é hora de comemorar! Essa é a velha tática de reforço positivo tão utilizada dentro da psicologia comportamental.

Nesse momento você deve utilizar palavras em tom de entusiasmo e com carinho, dando até mesmo petiscos como prêmio! Essa prática vai fazer o cachorro a associar que fazer xixi no local certo vai lhe trazer coisas boas.

Se ele não fez no local certo não dê bronca

Por outro lado, se o seu cachorro ainda sim continuou fazendo xixi no seu tapete não é hora de lhe dar bronca! Isso porque o animal vai associar que está tendo atenção da sua parte.

Por isso nada de broncas, o correto a fazer nesse momento para que esse comportamento acabe é ignorar o seu cachorro, e só voltar a lhe dirigir atenção quando ele acertar! Por isso depois de o ignorar por um tempo mostre onde está o banheiro.

Sem tapetes

Sabemos que você até gosta do seu tapete, e ele pode ser um objeto de decoração na sua casa, mas que tal pelo menos no início os retirar? Os cães fazem xixi no tapete porque associam o local com a grama!

Por isso a nossa dica é que os tapetes sejam retirados por um tempinho para não confundir o pet que está aprendendo.

Em cães adultos, castre

Se o seu cachorro é filhote acreditamos que em poucos dias ele vai deixar de urinar no seu tapete, e vai passar a urinar no local correto! Mas se o cachorro já chegou para você na fase adulta esse processo pode ser mais complicado, e nem sempre essas dicas podem funcionar, até porque o cão na fase adulta tem a necessidade de marcar território.

Por isso, se ver que nenhuma dica funcionou considere castrar o cãozinho para resolver o problema.

E se nada disso der certo?

Se nenhuma dessas dicas dar certo e o seu cachorro continuar urinando no tapete ou em qualquer local inadequado a primeira dica é ir ao veterinário! O profissional vai verificar a saúde do cachorro, e confirmar se o problema é apenas comportamental.

A paciência também é um aspecto muito importante para ensinar o seu cachorro, por isso se você não é muito paciente isso pode estar atrapalhando a aprendizagem de seu pet.

Contratar um adestrador para te ajudar nesse processo também é uma opção para solucionar esse problema.